Cresce o uso de drones na construção civil
Se até alguns anos atrás a ideia de ter um um equipamento que voa sozinho, que é controlado a distância e que faz a captura de imagens aéreas parecia saída da ficção científica, hoje o uso de drones na construção civil já é absoluta realidade! Inclusive no setor da construção civil brasileira e mundial já se faz uso de drones para diversas finalidades.
Nascidas no meio militar, essas pequenas aeronaves se popularizaram, tiveram seu custo bastante reduzido e é cada vez mais comum a utilização de drones em atividades industriais e comerciais de diversos segmentos da economia.
Como não poderia deixar de ser, os chamados veículos aéreos não tripulados, ou simplesmente VANTs, estão mudando também a realidade dentro dos canteiros de obra brasileiros. Afinal, sempre foi um diferencial para qualquer empreendimento imobiliário apresentar imagens aéreas, que permitem ver o empreendimento sob ângulos pouco convencionais e que, por isso, chamam naturalmente a atenção dos potenciais clientes.
Diferença entre Drones e outras filmagens aéreas
A grande diferença é que antes, para que essas imagens fossem feitas, era preciso contratar um fotógrafo que, pendurado em um pequeno avião ou helicóptero, fazia os cliques encomendados. Além de ter um custo bastante elevado, tais imagens demoravam muito para ser produzidas e entregues para o cliente.
E, caso a demanda fosse por um pacote que incluísse vídeo além das fotos, seria necessário contratar três profissionais – um fotógrafo, um cinegrafista e, claro, o piloto do avião. Imagine quanto isso não elevava o custo. Como resultado, eram recursos que ficavam restritos apenas a obras muito grandes.
Hoje, a captura de imagens aéreas – seja em foto, em vídeo ou ambos – de um empreendimento imobiliário pode ser feita por um único equipamento com altíssima resolução digital a valores a partir de R$ 700. Mais do que isso, podem ser vistas em tempo real a partir da tela de um notebook enquanto o drone ainda está no ar. Com o crescimento das empresas que prestam esse tipo de serviço, não é preciso esperar mais do que alguns dias para agendar as filmagens.
Não restam dúvidas de que o uso de drones na construção civil representa uma redução significativa de custos e, mais do que isso, uma vantagem estratégica e competitiva num mercado cada vez mais acirrado.
Mas, afinal, como usar as imagens capturadas por drones?
Estáveis e muito fáceis de controlar enquanto no ar, os drones permitem estudar detalhadamente a evolução da construção de uma edificação. Os drones conseguem capturar imagens a partir de ângulos diversos e, até então, impossíveis de acessar. Com as inúmeras possibilidades de captura de imagens proporcionadas pelos drones na construção civil, as empresas construtoras têm coletado dados altamente estratégicos que contribuem para melhorar a capacidade de projeto e planejamento de construções imobiliárias, residenciais, corporativa, industriais, de infraestrutura, de instalações, dentre outras.
Dentre as novas possibilidades que chegaram aos canteiros de obra junto com os drones há uma enorme gama de estudos topográficos que podem ser feitos para obras em curso ou que ainda nem começaram. A tecnologia dos drones auxilia nos primeiros estudos que envolvem o desenvolvimento de um projeto, como a realização de levantamentos, cadastros de áreas, estudos de aspectos técnicos como insolação do local em cada horário do dia, dentre outros. São novos dados que impactam diretamente na definição do conceito arquitetônico e estrutural dos empreendimentos.
Drones ajudam na venda de imóveis
Mas não é só durante a obra ou para fins técnicos que os drones têm utilidade. Eles também são extremamente úteis para melhorar o desempenho da equipe de corretores imobiliários empenhada em comercializar as unidades em construção.
Em obras imobiliárias, por exemplo, o uso de drones permite mostrar ao potencial cliente qual será exatamente a vista a partir das janelas ou da sacada de seu apartamento. E não se tratam de projeções digitais, mas de imagens reais que permitem ver com precisão e nitidez todo o entorno da edificação antes mesmo de o prédio sair do chão.
Importância da experiência do cliente
De acordo com uma pesquisa feita pela consultoria Gartner, 37% dos CEOs acreditam que a experiência do cliente está dentre os principais investimentos tecnológicos necessários para melhorar os negócios e superar a concorrência. Sabendo disso, não é de hoje que construtoras e incorporadoras tentam melhorar e intensificar a experiência vivida pelos clientes no estande de vendas ou até mesmo antes de sair de casa para visitar o empreendimento.
Afinal, os conceitos de marketing afirmam que a compra de um imóvel exige do corretor a capacidade de conquistar a atenção do cliente, despertar seu interesse, provocar o desejo de possuir o imóvel e persuadi-lo a comprar.
Para que tudo isso aconteça, é fundamental entender que “a essência da apresentação de imóveis não é propriamente sobre vender imóveis, mas sim sobre vender sonhos, desejos, bem estar e expectativas. Sobretudo é uma grande oportunidade para que o corretor de imóveis crie situações exclusivas e memoráveis para encantar e conquistar os clientes”.
Considerando tudo isso, o que seria mais propício para criar tais situações e elevar ao máximo a expectativa do cliente do que colocá-lo dentro do imóvel? É exatamente essa a possibilidade proporcionada pelos drones na comercialização de unidades imobiliárias residenciais ou mesmo corporativas. Algumas incorporadoras têm notado que há, inclusive, clientes que dão prioridade a canteiros que contam com fotos e vídeos feitos por drones.
Drones na Construção Civil: Experiências levadas a todos os lugares
O mais interessante é que os vídeos e fotos feitos pelos drones permitem que a experiência seja levada para qualquer lugar. Ou seja, o potencial cliente imobiliário não precisa ir até o canteiro para conhecer a obra e o cliente que já comprou sua unidade pode receber atualizações periódicas sobre como está o andamento das obras.
A possibilidade de o cliente ver as imagens sem sair de casa torna os drones na construção civil uma poderosa ferramenta de relacionamento com o cliente.