Minamisoma passou cinco anos evacuada, e comércio ainda não se recuperou.
TÓQUIO — Afetada pelo acidente nuclear de Fukushima, a cidade de Minamisoma aos poucos tenta retomar a normalidade, mas após a evacuação forçada, entre 2011 e 2016, o comércio local ainda não conseguiu se recuperar. Para atender pedidos de forma mais ágil, a loja de conveniência Lawson, uma das poucas abertas no distrito de Odaka, criou um serviço de entregas por drone.
— A cidade está começando a reconquistar sua vivacidade e os residentes continuam voltando para casa — disse o porta-voz da Lawson, Ken Mochimaru, à BBC. — Entretanto, melhorar o ambiente de lojas para as necessidades diárias, comida e outros produtos representa uma prioridade.
Em 2011, um poderoso terremoto sacudiu o Japão e um tsunami provocou um acidente nuclear em Fukushima. Todas as cidades dentro de um raio de 20 quilômetros da usina tiveram que ser evacuadas para descontaminação. Em Minamisoma, a ordem de evacuação foi retirada em julho de 2016 e, aos poucos, os residentes retornam a suas casas.O serviço de drone permite que consumidores peçam comidas quentes, como frangos fritos, e produtos para o lar. As encomendas são enviadas por drone da loja para uma van da rede que opera no centro da cidade, perto dos consumidores. O serviço será testado pelos próximos seis meses, em parceria com a Rakuten.
Segundo os operadores, trata-se do primeiro serviço de entrega de comida por drones. As aeronaves autônomas têm capacidade para carregar cargas de até dois quilos. As entregas demoram em média cerca de dez minutos.
Além das lojas físicas, a rede opera vans que servem como postos de venda móveis, principalmente em regiões rurais e montanhosas, de difícil acesso, e nos centros urbanos para servir a população idosa. Elas oferecem cerca de 300 produtos, mas não transportam alimentos quentes, que agora podem ser pedidos para entrega por drones.
Leia mais: https://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/cidade-afetada-pelo-desastre-de-fukushima-testa-servico-de-entrega-por-drones-22017756#ixzz4xnUZshUO
stest