Um dos equipamentos já está em uso e outro deve funcionar nos próximos dias, podendo até auxiliar em resgates em rios.
Dois drones devem auxiliar as equipes do Corpo de Bombeiros Voluntários de Indaial em situações de emergência no Vale do Itajaí. Um dos equipamentos já está em uso e outro, que pode auxiliar até no resgate de pessoas em rios, deve entrar em operação nos próximos dias.
“Hoje com o drone você consegue ir rapidamente lá, filmar a situação do acidente, o número de vítimas e, principalmente, responder muito mais rápido àquela situação”, conta Evandro Vinotti, comandante dos Bombeiros Voluntários.
O drone que já está em uso tem uma câmera acoplada que registra imagens em alta definição e é portátil. O aparelho é capaz de voar até seis quilômetros de distância e a 120 metros de altura.
O equipamento já auxiliou os bombeiros no combate às chamas de um incêndio florestal nesta semana. Também foi usado em uma simulação de um acidente químico. Na situação, os bombeiros precisaram vestir roupas especiais e verificar o tipo de produto químico no local do acidente.
Os equipamentos custaram R$ 18 mil e foram adquiridos por meio de um convênio com a Prefeitura de Indaial e a Câmara de Vereadores.
Resgate de pessoas
O outro drone que deve entrar em operação nos próximos dias é maior, tem alta qualidade de filmagem e voa até quatro quilômetros de distância. Ele pode auxiliar em resgates levando, por exemplo, até a vítima algum equipamento.
“Por conta do tamanho dele, consegue levar, por exemplo, um colete salva-vidas até uma vítima. No rio Itajaí-Açu tem muita corredeira e é muito comum de as pessoas ficarem trancadas. Dá para entregar uma corda para essa vítima, pode puxar uma corda maior”, detalha o comandante.
Auxílio em acidentes na BR-470
Na BR-470, por exemplo, os bombeiros atendem ocorrências diariamente. Com o drone, as equipes passaram a ter uma visão panorâmica da região.
“A gente consegue colocar o drone em cima do acidente e mandar imagens via internet para a nossa central de operações também”.
Treinamento e nova aquisição
Os bombeiros estão sendo treinados para usar a tecnologia e, segundo o comandante Evandro Vinotti, a equipe pretende adquirir um equipamento com infravermelho térmico. Assim, caso alguém esteja perdido na mata, por exemplo, o infravermelho do drone pode localizar a pessoa pela temperatura corporal.