fbpx

Após cair em montanha, Alpinista é encontrado vivo por drone

By 20 de julho de 2018NOTÍCIAS, Turismo

Caso aconteceu em Broad Peak, um dos picos mais altos do mundo

Mais um caso onde drones são utilizados para salvar vidas aconteceu recentemente. Um alpinista britânico chamado Rick Allen se perdeu de seu time de escalada em Broad Peak, a décima segunda montanha mais alta do mundo. Felizmente, ele foi resgatado com a ajuda de um drone DJI Mavic Pro.

Segundo relata o DroneDj, Allen acabou caindo do gelo e ficando sozinho por 36 horas na montanha do Himalaia, a cerca de 7.000 metros e com baixas temperaturas devido a altitude.

O alpinista foi resgatado graças aos irmãos Andrej e Bartek Berdel, que estavam em um acampamento próximo no monte K2 e o avistaram por meio de um telescópio.

Bartek, que é piloto profissional de quadricópteros, conseguiu voar com seu drone a mais de 7.000 metros de altitude e localizar Rick Allen, que foi resgatado com vida.

Em entrevista ao DroneDj, o piloto explicou como o drone foi utilizado no salvamento.

“Eu voei para ele com o meu drone Mavic Pro e tirei a foto do lugar onde ele estava. Então, conseguimos rastrear sua altura e localização [através das coordenadas de GPS do drone]”
– Bartek Bargiel, piloto profissional de drones

Após conseguir a localização exata de Rick Allen, o piloto enviou os dados para um acampamento próximo do local do acidente, que mandou três pessoas para o resgate. O drone também foi utilizado para ajudar Rick a ver a equipe de salvamento.

“Eu voei para Rick com meu drone e ele me viu. Depois, ele me disse que ficou aliviado por alguém saber que ele estava ali”, conta Bartek Berdel em entrevista ao DroneDJ.

Com 24 anos, o piloto polonês já tem bastante experiência em voos extremos e é o dono do recorde mundial de voo mais alto com drones (8.400 metros). Atualmente, ele acompanha o irmão Andrzej, que é alpinista, em suas escaladas e documenta a ação com seus quadricópteros, que eventualmente são utilizados para salvar vidas.

Confira as especificações completas do Mavic Pro aqui. Após alguns atrasos, a DJI lançará o sucessor do drone, chamado de Mavic 2, em breve.

Via: Drone DJ

Deixe um comentário

SAIBA MAIS SOBRE OS DRONES!

Estamos imersos neste universo e queremos compartilhar todas as informações com você!
Informe seu melhor e-mail e acompanhe tudo relacionado ao universo dos Drones!

Obrigado por se cadastrar. Em breve você receberá nossos informativos mensais!