Assistir a filmagens em primeira pessoa de drones em corridas faz parecer que a pequena aeronave voa próxima da velocidade do som. Na realidade, devido aos limites de seus pilotos humanos, os drones alcançam no máximo cerca de 128 quilômetros por hora. Isso é incrivelmente rápido, mas a Drone Racing League conseguiu basicamente dobrar esse número, com um novo recorde mundial de 263,1 quilômetros por hora.
Para garantir que suas corridas sejam decididas pelas habilidades dos pilotos e não pela quantidade de financiamento e equipamentos caros que cada equipe pode conseguir, os competidores da Drone Racing League todos voam o mesmo quadcóptero, projetado pela equipe de engenheiros da própria liga.
Levando a tecnologia que vai no DRL’S Racer3 ao seu limite, esses mesmos engenheiros recentemente projetaram e construíram uma aeronave de corrida de alta performance, chamada de DRL RacerX. Pesando apenas 800 gramas, a RacerX é abastecida por um par de baterias de 1.300 mAh e quatro motores elétricos que conseguem alcançar, cada um, até 46.000 RPMs.
Isso é bastante desempenho para conseguir se tirar de um motor elétrico minúsculo. De acordo com um email que a equipe nos enviou, um dos protótipos explodiu em chamas após atingir seu ponto mais alto de aceleração.
A velocidade máxima do drone é na verdade de 289 quilômetros por hora, mas, para ser oficialmente reconhecida pelo Guinness World Records como a maior velocidade alcançada no solo por um quadcóptero alimentado por bateria e controlado remotamente, o DRL RacerX teve que voar para lá e para cá em um percurso de 100 metros, com as velocidades máximas da ida e da volta tendo suas médias calculadas juntas. O resultado oficial da corrida completa foi de 263,1 quilômetros por hora.
Isso não apenas supera o recorde mundial anterior, de 201,1 quilômetros por hora, mas também velocidades máximas não oficiais, de sentido único, postadas no YouTube, incluindo essa aqui, de um drone supostamente atingindo 233,3 quilômetros por hora. Isso significa que o RacerX é mais rápido até mesmo que um Ford Mustang e um Chevrolet Camaro e que ele pode facilmente acabar com o seu sedã de quatro portas em uma corrida.
Então, o DRL RacerX vai aparecer em corridas oficiais? Apenas se a Drone Racing League decidir substituir todos os pilotos por Jedis que tenham anteriormente provado ter os reflexos necessários para corridas intergalácticas.
Fonte: http://gizmodo.uol.com.br/drone-mais-rapido-do-mundo/