É notório que com o passar do tempo as pessoas cada vez mais vão descobrindo utilidades para os populares drones. Nós podemos citar o caso de um resgate na Austrália que colocou em ação um drone salva-vidas e até mesmo a atitude do DF que consiste em utilizar os drones para fiscalizar motoristas.
Somado a isso, a empresa BioCarbon Engineering também imaginou uma maneira bastante criativa e construtiva de se utilizar essas máquinas voadoras portáteis. A mesma apresentou uma proposta bastante interessante de plantar arvores se utilizando desses equipamentos.
É sabido que mais de 15 bilhões de arvores são derrubadas anualmente, no entanto, apenas 9 bilhões são plantadas, o que deixa um déficit de 6 bilhões de árvores a menos no planeta todos os anos.
Porém, com a ajuda dos drones, esse número pode cair bastante, visto que a BioCarbon possui uma tecnologia que pode ser 10x mais rápida e 20% mais barata do que os meios de plantação que existem atualmente.
A prática é bastante simples. Primeiramente são utilizadas imagens de satélite para mapear uma região que precisa ser reflorestada, em seguida um drone sobrevoa o local escaneando o terreno para verificar os locais exatos onde podem ser despejadas as sementes e em seguida o mesmo as libera em localidades específicas. Segue um vídeo explicativo.
Segundo a companhia, com a utilização desse método é possível plantar o máximo de 100,000 unidades por dia, dado que o drone despeja cerca de 1 semente por segundo de uma capacidade máxima de 300. Ou seja, Se forem utilizados 60 drones, nós teremos a soma de 1 bilhão de arvores plantadas em apenas um dia. Um número bastante expressivo.
Foi informado que essa prática já está sendo testada em várias regiões, incluindo os sítios históricos de mineração em Dungog, Austrália.
O que achou da iniciativa da empresa BioCarbon Engineering? Não deixe de comentar e confira que o concurso da SkyPixel revelou as melhores fotografias aéreas de 2017 registradas com drones da DJI.